Comissário (a) de voo

 

Grade Curricular

Disciplinas da Grade Obrigatória:

ESS – Emergências a Bordo,  Sobrevivência na Selva, mar, gelo e deserto ( Práticas e teóricas )

PSS – Primeiros Socorros na Aviação Civil, Aspectos Fisiológicos da Atividade do CMS ( Práticas e teóricas )

RPA – Comissário de Voo, Sistema da Aviação Civil, Regulamentação da Aviação Civil, Regulamentação da Profissão do Aeronauta, Segurança de Voo, Fatores Humanos na Aviação Civil ( Teóricas )

CGA – Conhecimentos Básicos de Aeronaves, Meteorologia, Navegação Aérea ( Teóricas )

 

Disciplinas Extra curriculares inclusas no curso, durante a semana Integração:

Postura Profissional

Imagem Pessoal (Cabelo, Maquiagem e Uniforme)

Dinâmica de Equipe

Geografia Turística


AVALIAÇÕES:

As Avaliações são feitas por disciplina, média para aprovação: 7,0.

Frequência para aprovação: 75% de presença em cada disciplina

Ao término do curso, mediante aprovação na Escola, o aluno agendará e realizará a prova de conhecimentos teóricos na ANAC, devendo ter 70% de acertos por módulo. ( Caso não atinja a média, o candidato poderá depois de um prazo, realizar a prova novamente. )

Aprovado na ANAC o candidato estará apto a enviar o currículo para as Empresas Aéreas e participar de um Processo Seletivo.

Neste momento, vivenciamos uma grande expansão do transporte aéreo brasileiro, e é com muito orgulho que a ALFA participa desse momento contando com um parceria com algumas dessas grandes empresas, podendo assim direcionar seus alunos diretamente para o processo seletivo. 

 

O curso

O Comissário(a) de voo é um técnico em segurança, ou seja, responsável pelo cumprimento das normas e procedimentos de segurança a bordo das aeronaves. Para isso ele recebe treinamento teórico e prático durante o curso.

O papel do comissário(a) é de suma importância a bordo da aeronave, e aí um outro aspecto é relevante nessa carreira: Além do preparo técnico, a necessidade desse profissional estar preparado psicologicamente. A ALFA desenvolveu um treinamento onde o aluno vivenciará no decorrer do curso, a realidade do dia-a-dia da profissão; onde nosso foco é trabalhar entre outros; equilíbrio emocional, liderança, trabalho em equipe, sem deixar de lado a elegância, uma marca registrada desses profissionais ao longo dos anos.

Se você se identificou, aproveite para ingressar nessa carreira promissora e de sucesso. A escola de aviação ALFA oferece o curso de comissário de voo completo: ministrado por professores e instrutores altamente qualificados em suas funções e devidamente homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).


Pré-requisitos e Inscrição

Pré-Requisitos:

O candidato a Comissário(a) de Voo, deve ter, acima de qualquer outra qualidade, o prazer em trabalhar com pessoas e se relacionar bem em equipe.

A Agencia Nacional da Aviação Civil estabelece algumas exigências para o candidato:

– Possuir nível de escolaridade mínimo correspondente ao Ensino Médio completo ou equivalente na data da inscrição, comprovando-o com documentos hábeis.
– Idade mínima de 18 anos.
– Para candidatar-se ao curso não é necessário o domínio de nenhum idioma estrangeiro, entretanto no mercado de trabalho poderá ser um fator determinante para o sucesso.

Observação: As companhias de aviação apresentam outros pré-requisitos para a admissão de Comissários de voo, variáveis de acordo com as necessidades e filosofia de cada empresa.

A INSCRIÇÃO

A Inscrição deverá ser realizada na secretaria da escola, portando os documentos necessários, conforme os Regulamentos da ALFA e da ANAC no Manual de cursos página 10, item 4.3 “recrutamento e inscrição”:

– Identidade;

– CPF;

– Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente);

– Título de eleitor;

– Certificado de Reservista ou do Alistamento Militar (rapazes);

– Uma foto 3×4, fundo branco.

– Exame médico realizado para a obtenção do Certificado Médico Aeronáutico – CMA ( ou assinar termo de compromisso)

 

CANDIDATOS ESTRANGEIROS DEVEM OBSERVAR LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA INFORMADA PESSOALMENTE NA SECRETARIA DA ESCOLA.

Comments are closed